segunda-feira, 14 de outubro de 2024

 

Programas de formação política da UNIPOP BRASIL começam a mobilizar população

Por EVELYN VENTURA CAMACHO


AGNOT – INTERPRESS: EVC / 14-1024 – Após o sucesso que foi o lançamento do Projeto CineMarx, com filmes e documentários para debates da população com certificação de duas a três horas, a UNIPOP  Universidade Popular, lança mais um projeto agora, o Política de Pé no Chão.  

          O Projeto visa instalar uma Tenda da Universidade Popular nas feiras, no eixão, nas universidades e na periferia do Distrito Federal e debater com a população, com um viés totalmente político ideológico os problemas que afligem a população e através de rodas de conversas desenvolver simultaneamente um trabalho de alfabetização política junto aos setores mais excluídos da população mas também dos setores equivocados politicamente e que a Direita visa transformar em cabo eleitoral e agente político do ódio, afirmou um dos dirigentes da instituição.

            Segundo informou o Diretor Geral da UNIPOP BRASIL, advogado e professor Acilino Ribeiro, o projeto Política de Pé no Chão levará os professores da UNIPOP ao meio do povo buscando não apenas ensinar, mas principalmente aprender sobre os problemas dos coletivos sociais e levar a cada categoria que encontre para debater, uma proposta de formação política que lhe dê uma nova esperança de luta e de vida digna.


            Acilino Ribeiro informou que nas universidades e no eixão, onde o público alvo é um público de classe média e nas feiras também, mas variado, nas periferias e comunidades o público é outro completamente diferente e os cursos de formação serão também adaptados a cada realidade. Disse que o projeto Política de Pé no Chão trabalhará com a População em Situação de Rua, com Dependentes Químicos em comunidades terapêuticas, e até clinicas que assim aceitarem, com Profissionais do Sexo, com Imigrantes e Refugiados e também com Mulheres Periféricas e Parentes da População Carcerária, oferecendo-lhe cursos de Capacitação e Aperfeiçoamento, com carga horária que lhe dará um certificado profissional e abra oportunidades de se tornar um Empreendedor ou uma Empreendedora Social e um ou uma Economista Criativa.

               Acilino diferenciou os dois públicos, afirmando que um terá cursos de formação política com viés humanista e o outro de educação popular e profissional com viés solidário. Mas ambos, disse, com um objetivo político cidadão, na construção de uma cidadania ativa e um ativismo social, solidário e humanista, não voltado nem para o Sistema nem para o Mercado, mas para a vida e a militância solidária.

                 Acilino disse que em parte os projetos da UNIPOP BRASIL devem atingir a juventude, que durante anos fica na universidade na expectativa de sair e progredir, mas quando sai é jogada num mercado competitivo que lhe esmaga e num sistema que não oferece condições nem oportunidades iguais, que em síntese é o que podemos chamar de mazelas do capitalismo selvagem.

                A Tenda de Debates da UNIPOP BRASIL com o Projeto Política de Pé no Chão foi lançado no sábado, 12, na Feira da Ponta Norte na 216 em Brasília, com a participação de aproximadamente duzentas pessoas e que contou com a presença da ministra dos Direitos Humanos Macaé Evaristo. E no domingo, dia13, a UNIPOP BRASIL fez o lançamento no Eixão, na Quadra 106 sul com aproximadamente 100 participantes, num ato que contou com o apoio da CUT, dos partidos políticos e diversos outros movimentos sociais que se mobilizaram para apoiar o ato da Universidade Popular.                                                    AGNOT – INTERPRESS: EVC / 14.10.24.







 

Nenhum comentário:

Postar um comentário